Aprimore sua apreciação musical no maior e mais completo programa especialmente desenhado para quem não é músico e quer aprofundar seus conhecimentos sobre música clássica.
Muitas pessoas gostam de música clássica, conhecem os nomes de alguns compositores famosos, mas dão o play nestas grandes obras sem entender realmente o que está acontecendo.
Elas escutam apenas uma “bela música”, sem de fato perceberem detalhes colocados ali pelos grandes mestres da música clássica.
As sutilezas que enchem de beleza e sentido essas obras simplesmente passam despercebidas aos ouvidos de genuínos amantes de música clássica.
E o pior é que muitos, conscientemente ou não, acostumam-se com uma escuta superficial por acharem que “não entendem nada de música”, são “analfabetos musicais”.
Na verdade, o que lhes falta não é tocar um instrumento ou estudar teoria musical.
O que lhes falta é saber como escutar música, o que está por trás das grandes obras, o que perceber nelas.
Acredito sinceramente que melhorou muito a maneira como vejo a música clássica. Eu ouvia só porque achava linda e me entregava inteiramente ao deleite, era algo divino inatingível, agora sinto de forma diferente.
Entendo que pessoas simples e um tantos ignorante nessa área também podem se inteirar do que acontece no mundo dos intelectuais e artistas.
Estou feliz comigo pelo fato de que conheci vários compositores e músicos que nem sabia de suas existências.
Antes conhecia somente Bethoven, não tenho vergonha de dizer isso. Sempre que ouvia uma música clássica só pensava em um músico: Bethoven.
– Áurea Moura de Oliveira
Eu diria que, antes eu ouvia, no sentido de peças soltas, retalhos. A escuta junta estes retalhos formando uma grande colcha, que se modifica não só pela posição da colcha inteira, mas até dos retalhos.
Eu escutava as 4 estações de Vivaldi como no senso comum, babava pela primavera, mas hoje sou encantada pelo inverno. O que me afeta, me toca, me emociona é o inverno!
Das sinfonias de Beethoven, a 9ª sinfonia também estava no senso comum, o que me toca hoje é a 5ª.
Isso me surpreende, porque a escuta é como tu se transforma pelo afeto! Em um outro momento, ela pode me afetar numa outra coisa, mas o que tu escuta tu deixa de tocar.
– Helena Rubenich
Antes eu ouvia música clássica e gostava do som, sem saber entender o que estava ouvindo. Agora escuto os instrumentos e os identifico ou pelo menos tento identificar.
Consigo escutar as “camadas” de sons e quando vou ouvir procuro saber a história daquela música, o autor, o estilo, a época, o que torna a escuta muito mais interessante.
Estou entrando no mundo da música clássica de uma forma prazerosa, sem pressa, aprendendo muito a cada aula.
– Hulda Rocha
Antes eu ouvia música como um “bloco”, mais atenta aos sons agudos e sem perceber as diversas camadas da música, nem consegui perceber os silêncios, os pizzicatos, as polifonias, as texturas e cores das músicas.
Não conhecia os instrumentos, fora violino, flauta, o oboé, o piano, tímpanos e harpa. Não tinha noção das escalas. Não conhecia a história da música e a maioria dos compositores.
É um mundo ainda se abrindo
para mim, há muito a conhecer, e quero muito continuar esse processo. Escutar é uma aventura maravilhosa!
– Ana Maria Reis de Souza
Mais do que isso: eu vou levar a experiência que adquiri nos palcos até a sua casa para que você desfrute mais de toda a beleza que a boa música oferece.
Sou Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Royal Northern College of Music, na Inglaterra, onde atuei como maestro assistente da BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.
Fui Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Jovem Alegro (Curitiba-PR) e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.
Regularmente, dirijo diversas orquestras, como Petrobrás Sinfônica, a Sinfônica Nacional, a Sinfônica da UFRJ, dentre outras.
Além disso, daqui alguns cliques, serei seu professor na Escola do Ouvido.
E então, vamos?
Todo o meu trabalho é resultado de anos de dedicação à Música e à “causa” de conduzir pessoas à melhor escuta.
Você viu, pelos depoimentos, que meus alunos colhem os frutos com muita facilidade e os resultados são expressivos.
Por isso, você tem 7 dias de garantia incondicional neste programa!
Se você, por algum motivo, não gostar, basta pedir o reembolso que devolvemos seu investimento sem qualquer burocracia.