Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, das 16:00 até às 19:00.
Afinal, certos “hits” repugnantes tomaram de assalto o lugar das boas e divertidas músicas carnavalescas tradicionais, como as marchinhas, por exemplo.
Além disso, com toda sua agitação, barulhos, engarrafamentos e, sobretudo, essas “músicas da moda”, o Carnaval de hoje praticamente nos obriga a vivê-lo do jeito que ele é.
Diante de tudo isso, por que não fazermos um contraponto e buscarmos refúgio na música clássica?
O Contraponto é um retiro musical online de 3 dias em que nos encontraremos para escutarmos juntos grandes obras da música clássica.
O ballet A Bela Adormecida, de Tchaikovsky
A Missa em Si menor, de Bach
A ópera La Traviata, de Verdi
Baseado no conto de Charles Perrault, o segundo ballet composto por Tchaikovsky, 10 anos depois do hoje aclamado O Lago dos Cisnes. A malévola Fada Carabosse amaldiçoa a Princesa Aurora a 100 anos de sono, com uma única picada no dedo em seu aniversário de 16 anos. Condenada pelo destino, apenas o doce beijo de um príncipe pode quebrar o feitiço e despertar a Bela Adormecida
Reverenciada por seu senso dramático, profundidade e beleza musical, a monumental Missa em Si Menor, de Bach, foi escrita ao longo de 25 anos, sendo a última grande obra concluída pelo compositor em seus últimos dias de vida. Esquecida por mais de um século desde a morte de Bach em 1750, é hoje considerada sua obra-prima de toda sua produção vocal
Uma das mais aclamadas óperas de todos os tempos, La Traviata, escrita por Giuseppe Verdi, conta a história de Violetta, que abre mão de sua vida glamurosa – e moralmente inadequada – em favor de seu primeiro amor verdadeiro: Alfredo, um jovem de uma família nobre da Provença. Porém, como esse romance ameaça envergonhar a família, o pai de Alfredo apela diretamente a Violetta para que abra mão de sua única chance de felicidade. Violetta se submete e seu ato de auto-sacrifício a leva a pagar o preço final.
Não vamos apenas “escutar por escutar”, mas apreciaremos essas grandes obras de uma forma profunda, através da “escuta guiada”, com comentários e análise dos textos.
Todos que adquirirem o Ingresso Virtual até às 23h59 do dia 08/02 receberão 30 dias de acesso gratuito ao Programa Orpheus, um itinerário completo de aulas de introdução à música clássica, que faz parte do conteúdo exclusivo da Escola do Ouvido, minha escola de apreciação musical.
Regularmente, dirijo diversas orquestras, como Petrobrás Sinfônica, a Sinfônica Nacional, a Sinfônica da UFRJ, dentre outras.
Fui Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Jovem Alegro (Curitiba-PR) e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.
Sou Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Royal Northern College of Music, na Inglaterra, onde atuei como maestro assistente da BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.
Desde 2020, trabalho na internet em prol da democratização do acesso à escuta de música clássica e fruto disso, criei a Escola do Ouvido, maior programa de apreciação musical do país.
Não há problema algum. As sessões ficarão gravadas e você poderá assisti-las depois, quando quiser.
Você pode adquirir um ingresso virtual através de cartão de crédito, boleto bancário, PIX e débito bancário.
Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, das 16:00 até às 19:00.
Assim que você garantir seu ingresso virtual, será cadastrado na nossa lista para receber o link de acesso ao encontro no dia previsto. Além disso, poderá entrar no grupo oficial do Contraponto, para receber os avisos e links de acesso.
Caso a sua dúvida não tenha sido respondida nesta página, entre em contato com minha equipe de suporte através do whatsapp +55 (18) 99671-6413.